Acidentes musicais(Resumo)
As notas musicais podem sofrer algum tipo de alteração, ascendente ou descendente, na altura dos sons originais.
Alguns símbolos são utilizados para indicar quando tais alterações e outras são necessárias. Naturalmente, dois simbolos são bem mais frequentes e conhecidos. O sustenido "#" e o bemól "b".
O sustenido "#" eleva a nota ou as notas que seguem de meio tom já o bemól faz o mesmo em sentido contrário, isto é, reduz a ou as notas que seguem em meio tom.
Visando que tais notas alteradas, bem como o tipo de alteração desejado, sejam fácilmente identificadas, foram definidos cinco (5) símbolos com tal finalidade.
Em consequência, uma dada nota acrescida de algum dos símbolos mencionados acima, colocados a sua esquerda, ou no pentagrama logo após a clave(ver abaixo), deve ser entendida, tocada ou entoada de forma diferente da forma natural (nota sem os sinais de alteração).
Por exemplo:
Os sinais de alteração, quando aparecem ao longo da melodia, para notas específicas são chamados de Acidentes Decorrentes.
Quando colocados no início do pentagrama, logo após a clave, a alteração passa a valer ao longo de toda a melodia (a menos que haja informação específica em contrário) e para todas as notas identificadas pela posição onde o Sinal de Alteração for colocado. Vale inclusive para as notas, oitavas, abaixo ou acima, da posição originalmente referida.
Neste caso, os acidentes são denominados de Acidentes Fixos.
De uma maneira geral, utiliza-se o Sustenido (#) quando se trabalha com uma escala Musical, em sua forma ascendente (Dó, Dó#, Ré). Caso contrário, quando na forma descendente (Ré, Reb, Dó), utilizam-se os Bemóis.
Podem ser utizados também os sustenidos e bemóis duplos.
Os sustenidos duplos, símbolo = "x" , indicam que a frequência do som, em que estão aplicados, deve subir um tom.
Os bemóis duplos, símbolo= "♭♭" , indicam qua se deve descer um tom.
Alguns casos especiais podem ocorrer, conforme a maneira que tais sinais venham a ser utilizados.
Como exemplo pode-se citar:
-Bequadros com efeito ascendente ou descendente.
-Bemóis com efeito ascendente.
-Sustenidos com efeitos descendentes.
Fonte: Teoria Musical
...Mais informações, com mais detalhes, exemplos e ilustrações sobre teoria musical e música em geral podem ser encontradas assistindo o vídeo ou visitando os sites apresentados mais adiante.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário