sábado, 25 de junho de 2016

A Música: Compositor Ludwig Van Beethoven....

LogoM

FigTopCabCat0
 

                Vamos admirar e conhecer mais da arte e da música de um grande Mestre

                Ver também a seguir (vídeo e sites) onde obter mais informações sobre outros Mestres e a música em geral.

FigBSep1 
 
Se olharmos os palcos de um país,
saberemos exatamente que país é esse
(Fernanda Montenegro)
Beethoven, Ludwig Van.

       Compositor alemão, considerado o mais influente e famoso do século XIX, nascido em 17 de dezembro na cidade de Bonn.       Suas sinfonias alcançaram grande maturidade expressiva e formal, no período de transição entre o classicismo e o romantismo. Tendo precocemente iniciado seus estudos, apresentou suas primeiras peças em piano quando ainda contava com apenas 12 anos de idade.

       A sua vida, não raras vezes, é caracterizada, de uma forma resumida, em função de sua tenaz e dramática luta contra o destino, que adverso, legou-lhe uma infância difícil, tanto no que se refere aos aspectos financeiros quanto no relacionamento familiar.

      Órfão de mãe aos 16 anos e devido a motivos de saúde relacionados com o álcool, da parte de seu pai, também logo teve de assumir as responsabilidades para com seus irmãos menores.

      Dentre todos os fatores adversos de sua vida destaca-se o início dos problemas de audição no ano de 1801, que o abalaram de forma muito profunda. No entanto, a crise inicial foi superada, com o compositor atingindo o seu auge em 1814, quando do congresso de Viena. A partir de então, a surdez começou a aumentar gradativamente chegando a ser total em 1824.

      Por outro lado, deve-se mencionar que a sua vida não deve ser apresentada de uma forma simplista, como uma luta inglória contra a surdez. Até o ano de 1814, quando ela ainda não era total, continuou desenvolvendo numerosas obras-primas musicais e a partir de então, a própria surdez levou o compositor, para outra fase, com uma arte mais abstrata. Vem a experimentar, em vida, os seus maiores sucessos e foi admirado, como talvez, nenhum outro compositor.

      Apesar dos problemas enfrentados, como um exemplo de vida, desde jovem encontrou tempo para iniciar os estudos de instrumentos musicais como o órgão e o piano. Passou a compor e mesmo não sendo considerado um menino prodígio, logo publicou sua primeira obra musical. Informa-se que Mozart, ao ouvi-lo quando ainda jovem, já anteviu um futuro promissor.

      Em 1792, inicia estudos com Haydn em Viena e a partir de então se dedica inteiramente a música, vindo a constituir-se, com o passar do tempo, em uma das maiores personalidades da escola alemã. Conquistou o mundo por mais de um século, tornando-se uma das maiores figuras das artes de todos os tempos.

       Deixou uma obra vasta envolvendo todos os gêneros musicais, com a característica de forte conteúdo emocional.

Log456          

      Alguns musicólogos apontam três fases distintas na criação de suas obras, a saber: a fase da mocidade, a da maturidade e a das últimas obras. Essa tese é geralmente aceita, em linhas gerais, até hoje em dia.

       A primeira fase vai de 1792 até 1802, caracterizando e exprimindo, de uma maneira geral, pois exceções existem, o brilho, a virtuosidade e o estilo galante do século XVIII. ,

      A segunda, a partir de 1803, mais madura, define como marco inicial, a famosa sinfonia nro. 3 em Mi bemol maior, também denominada a Eróica. Seguiram-se muitas obras importantes que se enquadram nesta fase.

      Após 1814, já completamente sem audição, Beethoven passa e ter uma vida mais retirada, solitária, desenvolvendo um trabalho diferente, mais abstrato e muito interiorizado. Como principal marco do início desta fase, destaca-se a grandiosa sonata para piano em Si bemol maior op. 106, denominada Hammerklaviersonate (Sonata para Piano) desenvolvida em 1818.

       As obras de Beethoven são geralmente consideradas de grande romantismo e subjetivismo, com variações que vão do humorismo burlesco, passam pelo idealismo e chegam até a uma mística profunda.

      Apesar de vozes críticas e céticas, ora em relação ao seu grande emocionalismo, ora quanto ao subjetivismo, que naturalmente surgiram, como parte da crítica natural frequente no âmbito musical, Beethoven influiu de forma marcante em toda a área musical do século XIX, e na história da música como um todo.

      Em sua vasta obra destaca-se a elaboração de nove sinfonias, cinco concertos para piano, um concerto para violino, a ópera Fidelio, o balet Prometeo, a Missa Solemmis, um concerto para violino, piano e violoncelo, aberturas, dez sonatas para violino, quartetos de corda, 38 sonatas para piano, 21 variações também para piano, marchas, valsas, missas, e outras obras, também muito importantes.


Fonte: Música - Os Mestres
Log789          
 


FSep23 
 


   Cab

FigTop4b 

Fifdfd

Video: A Música....

         Os trabalhos em conjunto visam atender a todos no campo da Música em geral e da Teoria Musical em particular.

         Apesar da musicalidade nata, muitos ainda não dispõem das informações mais elementares.

Conheça as informações importantes apresentadas nos trabalhos citados:

         -Teoria Musical. - A base da teoria musical.
         -Os Mestres da Música - A beleza da vida e obra...
         -Dicionário da Música - Ilustrações e textos...
         -Ensaio sobre a evolução da Teoria Musical - A história da teoria....
         -Músicas Folclóricas para cantar e dançar - Teoria, prática e lazer.
         -40 Frases - Citações onde compositores,etc...

Clique na figura ou no link abaixo e assista ao vídeo resumo.
   
https://youtu.be/o6D9HyZXIx4     
Fonte: A Música - Diversos

L987

Ftop333

 No Site da Amazon



dfdr

Mais informações, índices, etc..
visite também os sites a seguir:








FigBSep1 
 


Assista os vídeos :


FigBSep1 
 

Se agradou, favor repassar/compartilhar.


Agradecemos :)





ytre          
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário