domingo, 24 de janeiro de 2016

Música - Grande Mestre e compositor Brahms

Logo

FigTopCabCat0
 

                Vamos admirar e conhecer mais da arte e da música de um grande Mestre

                Ver também a seguir (vídeo e sites) onde obter mais informações sobre outros Mestres e a música em geral.


FigBSep1
Se olharmos os palcos de um país,
saberemos exatamente que país é esse
(Fernanda Montenegro)
BRAHMS, Johannes. (1833-1897). .

             Compositor e pianista alemão, cuja escola musical ofereceu ao mundo muitos dos maiores gênios da música clássica internacional. Brahms é considerado uma das mais importantes figuras do romantismo musical europeu do século XIX

      Nasceu em 7 de maio, filho de família humilde e desde jovem começou a tocar nas tabernas de marujos em Hamburgo, sua cidade natal. Tendo sido filho do também músico Johann Jakob, este logo percebeu o seu talento e sensibilidade, fornecendo-lhe os princípios e meios para uma boa formação musical.

      Por volta de 1841, quando contava com oito anos de idade, passou a estudar piano Posteriormente, tornou-se discípulo de Marxsen e já em 1853 manteve contatos com Joachim, Liszt e Schumann, os quais desde logo passaram a se interessar por suas composições de acurada qualidade.

      Tais encontros definem um marco importante em sua vida, uma vez que Schumann chegou a escrever um célebre artigo, denominado Novos Caminhos, alertando ao mundo para o novo talento que surgia a partir de então.

       Em 1863 passa a residir em Viena e viaja muito pelo mundo para escrever e divulgar suas obras. Em decorrência, residiu por algum tempo em países como Alemanha, Suiça e Itália.

      Brahms foi muito homenageado, considerado e honrado por todo o mundo com diversos e importantes títulos e distinções oficiais e culturais.

      O famoso compositor não raras vezes é entendido como um discípulo de Schumann, talvez algo mais audacioso, um exímio pianista e regente, com obras ligadas ao pensamento de Bach e Beethoven.

      Do ponto de vista sinfônico pode-se considerar Brahms como um seguidor de Beethoven, basicamente, em função de suas quatro sinfonias desenvolverem-se sobre critérios de pura musicalidade, porém com grande originalidade e profundidade.

Logo          

      O caráter sério, grave e muito expressivo é uma constante em muitas de suas obras. O sentimento sincero e profundo, manifestando-se sempre com a mais acurada forma de expressão, coloca Brahms entre os maiores artistas, de todos os tempos, imortalizado que foi pelas suas obras.

       Brahms também é considerado como o último dos grandes compositores que deixou uma obra muito volumosa. Com exceção da música sacra e da ópera, atuou e cultivou todos os demais gêneros.

       Tendo sido contemporâneo de Wagner e assistido as fases iniciais de Debussy foi considerado um ortodoxo da música absolutista. Sob este prisma, deve-se comentar que foi motivo e sofreu muitas críticas dos wagnerianos, em função deste absolutismo, chegando também a ser denominado como um formalista.

      Os musicólogos modernos, hoje consideram Brahms como um romântico que conseguiu de forma hábil, controlar e canalizar a suas emoções, apresentando-as sob as formas e as normas severas do classicismo vienense.

      De uma forma ou de outra, é importante destacar que o compositor procurou estar sempre relacionado como as suas origens, de uma forma tal que o rico e belo folclore de sua terra sempre estivesse presente em muitas das suas mais importantes obras.

      Apresentam-se, dentre outras não menos importantes e belas, as seguintes peças musicais: dois concertos para piano, concerto para violino, concerto para violino e violoncelo, as aberturas Acadêmica e Trágica, Réquiem Alemão, Variações sobre um tema de Haydn.

      Brahms também se notabilizou como um dos mais qualificados cultivadores do Lied (palavra da língua alemã que significa "canção") e da música de câmara, as quais, particularmente desenvolvidas com uma riqueza extraordinária.

      Provavelmente, Brahms, depois de Beethoven, esteja hoje entre os compositores mais executados nos concertos de todo o mundo.


Fonte: Música - Os Mestres
Logo          
 


FigBSep1 
 


   Cab

FigTop4b 

FigTop0

Assista o pequeno Vídeo resumo: A Música....

         Os trabalhos em conjunto visam atender a todos no campo da Música em geral e da Teoria Musical em particular.

         Apesar da musicalidade nata, muitos ainda não dispõem das informações mais elementares.

Conheça as informações importantes apresentadas nos trabalhos citados:

         -Teoria Musical. - A base da teoria musical.
         -Os Mestres da Música - A beleza da vida e obra...
         -Dicionário da Música - Ilustrações e textos...
         -Ensaio sobre a evolução da Teoria Musical - A história da teoria....
         -Músicas Folclóricas para cantar e dançar - Teoria, prática e lazer.
         -40 Frases - Citações onde compositores,etc...

Clique na figura ou no link abaixo e assista ao vídeo resumo.
   
https://youtu.be/o6D9HyZXIx4     
Fonte: A Música - Diversos

Logo

FigTop0

 No Site da Amazon



FigTop0

Mais informações, índices, etc..
visite também o site a seguir:







FigBSep1 
 

Se agradou, solicito o favor de repassar/compartilhar.


Agradecemos :)





Logo          
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário