sábado, 28 de novembro de 2015

Teoria musical. Um bom método.


Logo

FigTopCabCat0
 

Como conhecer e aprender mais
sobre a Música, a Teoria Musical, etc.

FigBSep1
 




FigBSep1




A Música - Teoria Musical..
              Teoria musical. Um método de ensino e aprendizado.

       É do conhecimento geral, reconhecido por todos, a musicalidade humana e a empatia da música com todos os seres.

       No entanto, também faz parte deste conhecimento, não tão decantado, o fato de que, apesar do prazer com a música, da verdadeira e grande musicalidade nata do povo brasileiro em geral, muitos são os que não dispõem das informações técnicas, teórico e práticas mais elementares sobre a Teoria Musical.

       O ideal seria que aqueles mais interessados no aprendizado, que tenham, ou venham a ter, uma relação mais íntima com a música, tivessem a sua disposição nos currículos escolares etc... os elementos de um instrumental abrangente o suficiente para satisfazer as necessidades mais básicas no campo da Teoria Musical.


   Cab
FigTop4b 

       Um bom método seria aquele desenvolvido para uso geral e voltado inicicial e prioritariamente para os que estão iniciando os estudos musicais, seja em termos práticos ou teóricos, com ou sem o importante auxílio de professores especializados.

       Deve-se propor e oferecer, em consequência, um método de aprendizado que além de fornecer a base da teoria musical, seja ensinado teórica e práticamente de uma forma agradável que não desencoraje os que se iniciam nesta arte. Infelizmente, não são poucos aqueles que desanimam, quando se encontram as voltas com métodos práticos (tão somente) e repetitivos.

       Uma vez apresentando as informações de forma clara, simples e concisa, na medida do possível e ao mesmo tempo reocupando-se em passar todos os principais meandros desta teoria de forma gradual, acredita-se, que se possa cobrir a maior parte das lacunas e das naturais expectativas dos estudantes.




       O público alvo deve estar voltado, inicial e principalmente, para aqueles que se iniciam no estudo musical, mas também para atender aqueles já com maior experiência teórico/prática, que procuram uma formação teórica mais sólida, de modo a melhor desenvolver e com maior segurança, seu trabalho musical pessoal ou profissional.

       Em "Teoria Musical"citado acima, visa-se atender tais objetivos, com um trabalho essencialmente didático, mantendo-se o enfoque prioritariamente naqueles que pouco ou nada sabem e com um ordenamento lógico, que venha a fornecer, inicialmente, as informações mais básicas e abrangentes e de forma gradual e sucessiva e também as mais detalhadas e específicas, na medida em que fossem se tornando necessárias, de modo que todo o conjunto de informações, integradamente, viesse a culminar em um completo e sólido quadro da Teoria Musical.

       Manteve-se também o intento de que dado o material apresentado, o grande volume de ilustrações e tabelas, etc. venha a constituir-se em uma prática e confiável fonte de consulta eventual posterior, quanto aos assuntos à que se propõe.

       Sabemos que o consumo de música, nas suas mais variadas formas, tem aumentado sensivelmente nos dias atuais, dado entre muitos outros aspectos, a maior e melhor divulgação das informações em geral, das relacionadas com a Música em particular, as inovações tecnológicas na área instrumental, etc, dentre outras causas também importantes.

       Em um cenário de crescente aumento do número de pessoas interessadas no domínio de um ou vários instrumentos musicais, em consequência, se percebe e cresce importância dos conhecimentos básicos da Teoria Musical nos seu aspectos teóricos e práticos.





       Visando a atender os objetivos citados,um bom método de ensino e aprendizado deve oferecer uma estrutura de tópicos centrais e principais, inter-relacionados, mas também com funções e características próprias distintas de modo a atender os variados interesses específicos.

       O trabalho "Teoria Musical" citado, obedece a uma estrutura de quatro tópicos centrais e principais todos apesar de independentes são também interligados quanto ao conteúdo.

       A saber:

       - O primeiro tópico é totalmente teórico, caracterizando-se pela apresentação de um conjunto de informações (definições básicas) que venham isoladamente, e/ou em conjunto, iniciar a formação de um arcabouço teórico, que forneça o embasamento mínimo necessário para o melhor aproveitamento e rendimento nos capítulos subsequentes.

       - O segundo tópico envolve a maior parte do trabalho e aborda os aspectos essenciais (teóricos e práticos) da teoria relacionada com as Escalas Musicais. Gradualmente são apresentadas a teoria básica, os conceitos principais, as regras mais importantes, as informações mais detalhadas e as leis de formação das escalas. Caracteriza-se como a parte central e fundamental na estrutura do trabalho, pois, mesmo com aspectos práticos importantes, essencialmente, como um todo e por si só, esgota a conceituação teórica objetivada.

       - O terceiro tópico, bem mais prático e assenta-se na definição e apresentação dos Acordes Musicais e demais aspectos relacionados. O enfoque é centrado nos aspectos mais importantes, com destaque nas leis de formação dos Acordes, nas Cifras, Transposição. Harmonia e Modulações dentre outros.

       - O quarto tópico constitui-se de anexos (I e II) e é um tópico de caráter muito prático e consultivo, com pouco texto e ilustrações, porém com muitas tabelas de grande utilidade, uma vez que se caracterizam por serem autoexplicativas e intentam esgotar a apresentação das informações mais importantes e passíveis de interesse de e para cada uma, das Escalas Musicais.

       No anexo I, uma vez selecionada uma dada escala, encontra-se para a mesma uma tabela específica, com todas as informações apresentadas de forma detalhada, clara e padronizada (foram desenvolvidas originalmente em computador). Dispõe-se assim das informações mais importantes da escala escolhida.

       O anexo II apresenta as tabelas denominadas de “tabelas resumo”, as quais são importantes, principalmente nas fases iniciais dos estudos, para consulta eventual sobre acordes e escalas com as quais se está menos familiarizado.

       Como exemplo,com um bom método o estudante aplicado estará apto e poderá ler e entender partituras musicais, fazer harmonização, pesquisando e encontrando os acordes mais adequados a cada caso etc..., não apenas no improviso, mas também e cada vez mais, embasados nos conceitos fundamentais da Teoria Musical.



       Finalizando, sabe-se que a Música é um idioma que foi universalizado ao longo do tempo, com passagens marcantes na história da evolução dos Povos, desde aqueles bem primitivos até, e cada vez mais, os Povos bem modernos.

       Neste contexto, como peça singela deste idioma, o trabalho "Teoria Musical"foi desenvolvido, sem a preocupação de subdivisões, rotulações e comparações apriorísticas, como música clássica e popular, por exemplo, pois todas são importantes, como documento histórico, artístico e emocional de uma Sociedade, na dimensão em que se identifiquem com as raízes e as características culturais de um Povo em particular ou da Humanidade como um todo.

       Tal é o caso de muitas Obras Musicais eternizadas.

       Na medida em que os seres se elevam na altura do que admiram, os povos têm-se elevado com a arte musical, dentre outras, pois esta apresenta aspectos de harmonia e outros que interagem não só com as profundezas do nosso Ser, mas também, com a melodia e a harmonia da natureza e universal.

       O trabalho, "Teoria Musical" aliado a tantos outros desenvolvidos, vem se inserir neste contexto, como um pequeno instrumento de auxílio para aqueles em busca de aprimoramento de seus valores artísticos e interiores mais íntimos.



FigTop0

Mais informações, índices, etc..
visite também os sites a seguir:






FigTop0


 Site da Amazon =>



Clique na figura ao lado
ou link abaixo
e assista ao vídeo
com mais informações.


https://youtu.be/o6D9HyZXIx4






Logo        
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário